Tendências tecnológicas
2. Material que se repara sozinho, como o que acontece no corpo humano.
3. Processador maleável que permitirá a criação de dispositívos dobráveis.
4. Combustível feito a partir de plantas aquáticas.
5. Chip ligeiramente impreciso, mas dez vezes mais econômico do que os rivais.
6. Exposto à luz solar, material decompõe as partículas de sujeira. A tecnologia permitirá a criação de roupas autolimpantes.
7. Nanofios de cobre poderão ser usados para produzir TVs e telas de computador ainda mais finas.
8. O menor receptor de rádio do mundo, que só pode ser visto em microscópios especiais.
9. Memória que não perde dados arquivados mesmo quando a energia é cortada.
10. Dispositivo que viaja pelo sangue até atingir tumores.
Olho dez anos para trás e vejo o quanto a tecnologia evoluiu e também o quanto ela se tornou acessível.Cada vez mais pessoas, não importando a classe social, estão tendo acesso a tecnologias de ponta. PCs, notebooks, celulares, banda larga, televisores digitais, etc., estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Segundo a Veja Tecnologia, um computador é vendido a cada 3 segundos.
Digitar, navegar e jogar sem o uso das mãos. Depois da tela sensível ao toque, a tendência é nem precisarmos encostar nos aparelhos. Movimentos à distância, ondas cerebrais e vocais assumem o controle.
Na Cebit 2010, o projeto mais representativo desta vanguarda tecnológica responde pelo nome de iPointer. A máquina feita por cientistas alemães do Heinrich Hertz Institut permite controlar várias partes da casa por meio de uma tela.
"Não precisa encostar", vão logo avisando os expositores aos visitantes incautos que chegam ao estande. É só movimentar a mão que o cursor seguirá os comandos. As atividades são variadas, de selecionar música e ver fotos a ligar o fogão e acender as luzes.
O instituto Berlin Brain Computer Interface, que faz pesquisas sobre inteligência artificial, apresentou um pinball movido por impulsos cerebrais. Algoritmos interpretam em tempo real para qual lado pretendemos atirar a bolinha.
Michael Tangermann, representante do instituto, explica que quem mexe diretamente no pinball é um computador, não o jogador. "O usuário precisa pensar em braço esquerdo e braço direito. Os eletrodos mandam as ondas cerebrais para o computador, que rebate para o jogo", diz.
Por isso, a reação da máquina não chega a ser tão rápida quanto a das mãos.
Já a empresa sueca Tobii Technology apresentou sistemas que permitem controlar um PC (e sobretudo digitar) com movimento dos olhos. A tecnologia também é útil para a publicidade, já que mapeia os caminhos dos olhos do consumidor quando está observando uma tela.
- Sistemas de conversação multilíngüe que podem reconhecer, entender e responder a solicitações faladas naturalmente. O sistema pode ser configurada para lidar rapidamente com diálogos complexos e permitir aos usuários obter informação tal como previsão do tempo em Tóquio ou condições do tráfego em Nova Iorque.
- Sistema integrado de voz e visão que utiliza conjuntos de câmeras e microfones para detectar a localização do usuário, captar a posição de seus braços, eliminar os ruídos do ambiente e responder a uma grande combinação de gestos, como indicar ou apontar, e comandos de voz, como "Tire isso daqui." ou "Mostre-me o vídeo nesta tela.".
- Sistemas que integram tarefas de software para auxiliar tarefas específicas definidas pelo usuário. Por exemplo, uma sala inteligente equipada com reconhecimento de voz, vídeo e detector de movimento, poderá automaticamente gravar e lembrar eventos em reuniões, monitorando e respondendo a questões que fluem normalmente na interação entre os membros participantes do grupo.
- Ferramenta de desenho que entende dispositivos mecânicos simples, à medida em que eles são rabiscados em um bloco ou quadro branco. Livre do mouse, menus e ícones, os usuários podem desenhar, simular, modificar e testar o desenho de elementos da mesma forma que um desenhista profissional.
- Sistema de localização e descoberta de recursos que possam permitir ao usuário o acesso a computadores, impressoras e serviços remotos apenas descrevendo o serviço desejado, ao invés de lembrar endereços codificados de computadores. Transmissores de rádio-freqüência montados no teto permitem a localização de usuários dentro do prédio, possibilitando ao sistema atender a comandos do tipo "Imprima este desenho na impressora mais próxima.".
- Uma rede sem fios segura e auto-configurável que permite aos usuários móveis comunicar-se espontaneamente com dispositivos portáteis e trocar informações entre si, utilizando múltiplos protocolos de rede sem a necessidade de pontos de acesso ou intervenção de provedores de serviços.
- Arquiteturas de hardware e software que determinam e implementam a melhor alocação de recursos para aplicações de multimídia. Estas arquiteturas otimizam o uso dos circuitos dos computadores e do gastos de energia, ao mesmo tempo em que aumentam o desempenho e diminuem o custo de dispositivos portáteis que conectam usuários móveis às redes Oxygen.