No dia 10 de setembro nós recebemos um email da Maidi comunicando-nos sobre o projeto que ia ser desenvolvido nesse semestre. Recebemos também todas os componentes curriculares e professores envolvidos. Abaixo segue o projeto:
Componentes Curriculares Envolvidos: Sistemas Operacionais de Interface
Gráfica, Tratamento de Imagem Bitmap, Tratamento de Imagem Vetorial, Tópicos
Especiais I, Tópicos Especiais II e Banco de Dados.
Professores Envolvidos: Alexandre Arenhardt Knob, Daniele Rossi, Evandro
Luis Bronstrup, Helton Eduardo Ritter, Maidi Terezinha Dalri, Maria Cristina
Rakoski, Michel Lenz de Souza,
Coordenação do Curso Técnico em Informática: Maidi Terezinha Dalri e Edinei
Daniel Steffen
Equipe de apoio em metodologia: Charlize Naiana Griebler, Ana Maria Sipp
Machado
Tema:
Uso dos Recursos dos Softwares Livres para ações de Inclusão Digital e
Proposição de Empresa para Desenvolvimento de Sistemas com produção de
Campanha Publicitária
Delimitação do Tema:
Uso dos Recursos dos Softwares Livres para ações de Inclusão Digital e
Proposição de Desenvolvimento de Sistemas, com produção de campanha
Publicitária, contemplando a estruturação da base de dados a ser utilizada
pelos sistemas que a empresa estará comercializando.
Objetivo Geral:
• Elaborar e aplicar proposta de realização de atividades de inclusão
digital voltadas ao software livre, constituição de empresa, produção de
campanha publicitária e análise de software apresentando a modelagem para
Banco de Dados, através de ER, dicionário de dados e demais práticas de
documentação.
Objetivos Específicos:
* Pesquisar sobre o que é voluntariado e o que são ações sociais e o
que é inclusão digital.
* Pesquisar sobre o que é o terceiro setor.
* Pesquisar sobre o Programa de Inclusão Digital SETREM 2010, sua
história e seus objetivos.
* Pesquisar e identificar softwares e oportunidades de qualificação em
ambiente free que possam ser repassados para a comunidade.
* Identificar uma comunidade ou grupo para realização de pelo menos
20h de aula com o uso de recursos free ou gratuitos.
* Elaborar a apostila para a realização dessas atividades.
* Providenciar os certificados e realizar o momento de entrega dos
mesmos, com as devidas documentações do que foi realizado e da entrega dos
certificados.
* Propor a criação de uma empresa fictícia que irá trabalhar com o
desenvolvimento de sistemas, conforme as soluções a serem distribuídos entre
os grupos por sorteio ou escolha (não pode ser repetida a mesma proposta).
* Pesquisar sobre tudo o que envolve a solução, o tipo de sistema a
ser desenvolvido.
* Apresentar uma descrição detalhada de como o processo a ser
informatizado funciona.
* Descrever detalhadamente como será realizado o processo de
informatização e como a rotina irá funcionar depois que o sistema estiver
concluído.
* Elaborar e apresentar o ER para a solução que a empresa do grupo irá
desenvolver.
* Entender, produzir e apresentar o dicionário de dados.
* Entender a linguagem SQL e demonstrar a manipulação de tabelas e
informações com o uso dessa linguagem na banca do semestre.
* Documentar as pesquisas anteriormente realizadas nos capítulos 2
(dois) e 3 (três), conforme o caso.
* Criar uma logomarca para a empresa proposta e para a solução que a
empresa estará desenvolvendo.
* Elaborar o manual de identidade visual para a empresa proposta.
* Produzir materiais de divulgação para a empresa proposta e para o
Sistema que estará sendo analisado.
* Realizar filmagem de parte das atividades desenvolvidas nas aulas de
inclusão digital e nas pesquisas do projeto.
* Apresentar propostas inovadoras e diferenciais para produção de
materiais de divulgação para a empresa, quanto a concepção, forma e design.
* Elaborar proposta de campanha publicitária para a empresa/solução
proposta.
* Tratar adequadamente as fotos que integrarão o Crachá.
* Criar o Álbum das Fortunas (supostos clientes da empresa, pode ser
familiares ou amigos) com os devidos tratamentos nas fotografias.
* Elaborar a Origem das Fortunas com fotos antigas de avós ou bisavós
que tenham rasuras no formato original e tenham sido recuperadas pelos
estudantes. Essas fotos devem ser de familiares dos estudantes do grupo.
* Desenvolver a fachada para a empresa.
* Elaborar áudio-visual sobre as aulas de inclusão digital.
* Elaborar documentário em vídeo sobre o projeto do semestre. (Precisa
ter imagens em movimento dos estudantes, não apenas fotografias).
* Elaborar áudio-visual sobre o CTI.
* Elaborar propaganda sobre o CTI e sobre a empresa proposta.
* Elaborar SPOT´s para a empresa proposta.
* Publicar todos os vídeos desenvolvidos no You-tube (todos os vídeos
devem ter uma referência ao CTI, mesmo que seja apenas o logo pequenino).
* Elaborar de forma opcional um áudio-visual sobre a turma ou tema
livre.
* Obter fotos digitais de todos os participantes das aulas e aplicar a
elas pelo menos 4 recursos ou filtros do PhotoShop.
* Desenvolver materiais para a divulgação das aulas de inclusão
digital.
* Elaborar material de divulgação da proposta do curso onde deverá
constar obrigatoriamente o logo do curso, o nome dos instrutores, a data,
local, período e conteúdos.
* Utilizar efeitos adequados das ferramentas estudadas.
* Produzir a proposta de lay-out para o web-site do projeto.
* Pesquisar sobre diferentes bancos de dados e apresentar pelo menos
dois que poderiam ser utilizados para o desenvolvimento da solução proposta.
* Apresentar um gerenciador de e-mail que possa ser utilizado pelos
envolvidos no projeto escolhido.
* Elaborar blog sobre o projeto desenvolvido, onde deve aparecer o
andamento do projeto ao longo do semestre e também das aulas (Nesse blog
deve conter toda a descrição das atividades desenvolvidas ao longo do
semestre, inclusive com fotos e vídeos).
* Entender o conceito de software livre.
* Realizar campanha de divulgação do CTI em mídias sociais.
* Elaborar um blog conjunto entre toda a turma sobre Mídias Sociais.
Nesse blog deve apresentar as mídias sociais existentes, as exploradas pelo
grupo e as ações desenvolvidas.
* Entender a diferença entre software livre X gratuito X proprietário.
* Apresentar a proposta de uso de uma distribuição em linux e da forma
de como se utilizar dos conceitos do mundo livre para o melhoramento do
projeto social escolhido.
* Apresentar pelo menos um anti-virus para ser utilizado.
* DESAFIO: Identificar na internet um concurso ou edital para
financiamento de ações sociais e propor um projeto a ser implementado na
comunidade/setor que esteja de certa forma ligado aos estudantes do grupo.
* Efetuar pesquisa sobre os softwares que rodam sobre a plataforma
livre e se equivalem aos softwares proprietários que são estudados ao longo
do curso (Os softwares não podem ser repetidos e deverão ser apresentados no
dia da banca).
* Documentar as atividades realizadas ao longo do projeto.
* Trabalhar a postura e formas de apresentação de seminários e
projetos.
* Apresentar os resultados do projeto.
* Assistir ao trabalho de todos os colegas.
* Oportunizar uma pesquisa e desenvolvimento de material didático com
vistas ao SAPS e PEIES.
Justificativa: A informática é algo presente no dia-a-dia da maioria da
população mundial especialmente àquelas pessoas que integram a população
economicamente ativa. Junto a isso se tem uma grande exclusão de pessoas que
ficam a margem do mundo da informática e que necessitam também de outras
ações sociais para obterem dignidade no seu dia-a-dia . Tem-se, portanto,
com a realização do projeto o objetivo de se trabalhar as competências
técnicas dos estudantes e a necessidade de envolvimento em atividades de
inclusão digital. Os estudantes são desafiados e apensar em como atingir as
pessoas e para isso precisam se envolver e produzir também materiais de
divulgação. Os materiais precisas ter imagens bem trabalhadas e
comunicativas e para isso é fundamental que os estudantes dominem as
ferramentas do Corel Draw e do PhotoShop. No mundo da informática é
essencial o conhecimento da internet para se considerar uma pessoa incluída
digitalmente. Dessa forma, como um grande percentual dos provedores de
internet, a maioria hoje, é baseado em Linux esse conhecimento também se faz
essencial. A área de informática é uma das importantes áreas de apoio as
empresas e, por assim ser é extremamente necessário que os profissionais da
área conheçam o funcionamento de diferentes negócios e possam estar em
condições de propor soluções e realizar análises para qualquer tipo de
sistema necessário nas empresas. Assim pensou-se em um projeto que
possibilitasse aos estudantes adotar o Programa de Inclusão Digital da
SETREM e realizar a sua divulgação através da criação de materiais próprios
e de ações bem específicas e ainda adotar ou propor o desenvolvimento de um
novo sistema, que irá atender a necessidades de diferentes empresas,
buscando elaborar, dessa forma, a proposta de ER que representa a base de
dados necessária para o armazenamento de informações para a solução
proposta, aliada elaboração do material de divulgação da mesma e, bem como a
busca de soluções prontas que existam na net e que possam ser adaptadas a
empresa criada.
Metodologia:
1) Exposição do projeto aos alunos.
2) Constituição dos grupos de dois ou três integrantes para desenvolver o
trabalho.
3) Estudo sobre voluntariado, ações sociais, terceiro setor, ONG´s,
inclusão digital e sobre o Programa da SETREM.
4) Sorteio da solução a ser trabalhada.
5) Pesquisa teórica e prática sobre a solução a ser analisada e proposta.
6) Elaboração do projeto de pesquisa.
7) Pesquisa sobre os bancos de dados e escolha de dois deles.
8) Descrição detalhada do funcionamento dos processos de funcionamento da
solução a ser adotada.
9) Elaboração do ER.
10) Estudo aprofundado dos aspectos relativos às ações escolhidas e as
ferramentas utilizadas nesse semestre.
11) Desenvolvimento do capítulo 2, com todo o referencial teórico do que
foi estudado, das ferramentas e da solução contemplada.
12) Pesquisa sobre distribuições e sobre a influência do mundo livre.
13) Pesquisa sobre distribuições e valores de lincença windows e linux.
14) Definição dos temas para realização das aulas e produção das apostilas.
15) Desenvolvimento do material gráfico.
16) Elaboração dos roteiros para produção dos vídeos.
17) Documentação das atividades e do projeto.
18) Produção dos vídeos.
19) Publicação dos vídeos no you-tube
20) Elaboração do material de divulgação das aulas (Inclusão Digital com
plataforma livre)
21) Distribuição material sobre as aulas de Linux para público específico.
22) Definição dos grupos para ministrar as aulas e desenvolvimento das
aulas.
23) Pesquisa sobre editais e concursos em aberto no presente semestre.
24) Elaboração e encaminhamento de projeto para edital aberto (desafio).
25) Pesquisa e estudo dos softwares de gerenciamento de e-mail e demais.
26) Elaboração do relatório final.
27) Elaboração da capa do DVD a ser entregue com o relatório e da etiqueta
interna do mesmo.
28) Elaboração da apresentação do trabalho.
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