No dia 12 e 13 de setembro começamos a pesquisar sobre inclusão digital e chegamos a conclusão de que ações de inclusão digital são extremamente importantes para incluir as pessoas no mundo digital. Abaixo está um pouco da pesquisa realizada:
Inclusão digital é uma forma de inserir as pessoas na sociedade na informação. Desde o início de 2005, o Governo Federal implantou um programa de inclusão digital. O projeto Computador para todos oferece o acesso a computadores e a internet por baixos preços. O equipamento deve conter softwares free.
“Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação” (WIKIDOT, 2010).
Vender um computador por preço baixo não pode ser considerado uma ação de inclusão digital. Uma verdadeira inclusão é aquela em que o indivíduo melhora o seu quadro social a partir da informática.
Também foi feita uma pesquisa sobre o programa de Inclusão Digital da SETREM.
O Curso Técnico de Informática - CTI e o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação em parceria com alunos, acadêmicos e professores, coordenam o Programa de Inclusão Digital da SETREM.
O Programa faz registros das aulas através de fotos, ata e assinatura dos alunos. Só ganha certificado de conclusão do curso aquele que tiver 75% de presença.
A alfabetização digital é uma política pública que faz com que as pessoas melhorem sua qualidade de vida, possibilitando assim, que sejam capazes de selecionar conhecimentos da web e adquirir novos conhecimentos.
Dentre os objetivos do programa, está o de gerar para o cidadão um diferencial no aprendizado. Porém, muitos não possuem condições para adquirir tecnologias. Procuram-se soluções para garantir o acesso a elas. O programa de Inclusão Digital prima pela qualidade de vida da população trêsmaiense e quer prepará-los para necessidades futuras.
0 comentários:
Postar um comentário